13 agosto 2012

"Princípio de adoração: vidas desprendidas desta vida!" - Juarez I. S. Júnior



“Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás.” - Mateus 4:10

No grego do Novo Testamento, o verbo utilizado para adorar é PROSKYNÊO, que significa, além de adorar, beijar. PROSKYNÊO vem de PRÓSOPON = rosto, face, cara; PRÓSOPON vem de PRÓ+OPS= entre os olhos, fronte. Logo, adorar significa beijar a Face de Deus entre Seus olhos. 

Êxodo 33:18-23 relata um 

dos diálogos que mexem com as minhas entranhas, Moisés clama que o Senhor mostre sua glória e a resposta de Deus para ele, foi: "Sim, te mostrarei a minha glória, porém, minha face não verás, pois certamente o homem que ver a minha face, morrerá" (paráfrase)... Como base nesse texto e como o entendimento do que significa "adoração", podemos afirmar que o principio da verdadeira adoração é: Um coração rendido, que não se importa com mais nada, disposto até mesmo a morrer, desde que possa encontrar a Deus e beija-lo entre os olhos!

O Apóstolo Paulo entendeu isso ao dizer que tinha o viver Cristo e a morte por ganho (Filipenses 1:21) e também ao considerar todas as coisas por perda, para conhecer a Cristo (Filipenses 3:7-11). No exemplo de Paulo, em uma maneira bem simples, podemos entender então que adoração não se tratar apenas de cantar canções, mas sim, novamente repito, uma vida rendida a Cristo de tal maneira, que nada mais importa, a não ser conhecer a Ele, ser conformado a Ele. Uma vida que o adore, uma vida que é dEle, nEle, por Ele e para Ele!

Trata-se do coração! Por toda a bíblia vemos Deus rejeitando a adoração, o sacrifício, a circuncisão do seu povo, porque era algo apenas da carne, algo apenas externo, mas o coração estava corrompido. No Salmos 24 diz exatamente como será a geração que adora de verdade: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? AQUELE QUE É LIMPO DE MÃOS E PURO DE CORAÇÃO; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente... ...Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó." - Salmos 24:3-4 e 6 - lembrando ainda de Mateus 5:8 - "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus."

Deus receberá adoração dos que são puros de coração, que se santificaram na verdade da Palavra de Deus (João 17:17), dos que sem exitar buscam a face de Deus, cientes de que o encontro com Ele resultará em nossa morte! Homens que querem viver, jamais adorarão em verdade. Homens que amam essa terra e essa vida, jamais adorarão em verdade!

Não se pode beijar alguém a distancia, não se pode beijar o rosto de Deus se os seus olhos estão voltados para outras coisas e não para a face dEle! Não se pode beijar a Deus de costa para Ele!

Princípio de adoração: vidas desprendidas desta vida!

Não busque as mãos que abençoam, busque a face, busque os olhos que consomem como fogo!

O olhos de Deus são como chamas de fogo (Apocalipse 1:14), que sejamos adoradores incendiados por esse fogo!

Amém!

Um comentário:

  1. Que palavra excelente! Faça sempre assim. Jamais deixe de ensinar isso. Abraços!

    ResponderExcluir