29 maio 2012

"Conhecer a Deus" - Jorge Himitian (Trechos extraídos do Livro: "Conhecendo a Deus de Jorge Himitian)


Como Podemos Conhecer a Deus Plenamente:

Na criação podemos conhecer a Deus parcialmente. Olhamos as estrelas, a natureza, os animais e tudo mias e podemos dizer que há um Deus. “Os céus manifestam a glória de Deus”, mas não o seu caráter, sua santidade, sua graça, sua vontade, etc. Portanto não podemos conhecer a Deus plenamente nela.


O Caráter de Deus pode ser conhecido parcialmente por sua P
alavra. Através das Escrituras discernimos seu caráter, poder, santidade, etc. Mas não podemos experimentar.

Mas é no Filho que temos a revelação total e plena de Deus.
“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” Hb2:9.

Deus tem três faces : Pai , Filho , Espírito Santo. Nós conhecemos a face do Filho.

2Co 4:6
“Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.”

Hb 1:3
“Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas”

Cl 1:15
“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”

Só podemos conhecer plenamente a Deus, conhecendo plenamente o Filho de Deus.

O Verbo eternamente pré-existente com o Pai se tornou existente no tempo e espaço para que Deus se tornasse conhecido.

O Verbo foi manifestado em carne. Aquele que era Deus, foi gerado como homem pelo Espírito do Altíssimo no ventre de uma mulher e se tornou o Filho de Deus. Se fez semelhante aos homens, para que estes pudessem conhecer a Deus


Como Podemos Conhecer Plenamente o Filho de Deus:

Como podemos conhecer o Verbo encarnado se não estivemos lá em Belém? Mas muitas pessoas que estiverem com Jesus pessoalmente não o conheceram, pois Ele não pode ser conhecido externamente.


Ef 5:31-32

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.”

Da mesma forma que marido e mulher, Cristo se uniu a Igreja. Através da nossa união com Cristo podemos experimentá-lo por ter um relacionamento intenso com Ele.

Jo 15:26-27
“Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.”

Uma testemunha é alguém que revela um fato. E este texto nos mostra que temos dois testemunhos para nos revelar Jesus, o Filho de Deus.

O Testemunho do Espírito:
A obra do Espírito é exatamente esta: REVELAR O FILHO, glorificar o filho. A comunhão do Espírito Santo com o nosso espírito nos revela o Senhor. Esta é a sua missão, Ele se agrada em fazer isso. O Espírito hoje está dentro de nós! Ele nos faz experimentar a Cristo interiormente, no espírito!

O Testemunho dos Apóstolos:
Foram as pessoas que viveram com Ele, viram o que Ele fez, ouviram Suas palavras, Sua voz, comeram juntos, dormiram juntos.
Mesmo tendo presenciado tudo e observado tudo, foi necessária a operação do Espírito, para que a obra observada por eles em Jesus fosse experimentada.

Jo 16:13-15
“Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará.”

O que Jesus está dizendo aqui é que o conhecimento de observação não é suficiente. É necessária a experiência com o Espírito para que Ele revele Jesus.

Para experimentar Jesus precisamos do Testemunho dos Apóstolos e do Testemunho do Espírito!


O Testemunho de Paulo:

Fp 3:7-10
“Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;“Para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte”


“O que para mim era lucro”
Isto é diferente de pecado. Paulo aqui não está falando de deixar o pecado. Ele fala de coisas que para ele eram lucro, coisas boas da vida. (conhecimento intelectual, posição social, imagem pública, passeios, descanso, dinheiro, etc) . Considere perda.


Na verdade ele diz: “tenho por perda TODAS as coisas”


A palavra aqui traduzida como refugo, é esterco. A coisa mais preciosa da vida perto de Cristo é esterco!


Paulo era apaixonado por Cristo!!!


• Para conhecer a Cristo (E ser como Ele)
• E o poder da Sua ressurreição
• E a comunhão dos Seus sofrimentos


“A maior parte dos crentes passa a maior parte do tempo assistindo TV”. Não temos tempo para Cristo. Isso significa que as outras coisas são mais importantes.
Isto uma questão de PRIORIDADE.
 


A FRAQUEZA DE NOSSOS MINISTÉRIOS, FAMÍLIAS, DISCÍPULOS, CONGREGAÇÕES É PORQUE ESTAMOS COM PRIORIDADES EQUIVOCADAS.


Sl 1:1-3
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.”


Geralmente temos as características daquele que admiramos (Ex.: os jovens e seus ídolos). Um discípulo aprende mais quando mais admira seu mestre.


Deus nos deu o Varão Perfeito, que é Jesus Cristo, seu Filho.
Para admirá-lo precisamos conhecê-lo, para conhecê-lo precisamos passar tempo com Ele!


2 Co 3:18
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”


Quando contemplamos, começamos a ser transformados, de gloria em gloria, na mesma imagem do Senhor.


Contemplar é diferente de olhar. Quando contemplamos uma paisagem observamos muito mais detalhes do que quando apenas olhamos para ela.


Contemplar é olhar atentamente, observar os detalhes, inspecionar tudo, admirar, desejar ser como Ele! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário