03 fevereiro 2011

Não venho chamar para vida, mas sim para morte!

Como temos sido negligentes com o Evangelho. Como temos sido negligente diante do que Jesus fez por nós... 


Já a algum tempo, vem ecoando em minha mente, que precisamos morrer para que outros possam viver. Essa frase sempre me lembra um pregação do Juliano Son do ministério "livres para adorar", em um cd do ministério ele pregar sobre valer a pena morrer para que outros possam viver, não somente vale a pena como deve-se morrer. Sempre que falo com alguém sobre essa pregação, é incrível como as respostas são quase sempre as mesmas: "Essa pregação é tremenda", "sempre me arrepio quando ouço" etc. Entendo que isso não é um novidade para ninguém, o morrer para que outros possam viver, é algo que todos (cristão) sabem, o problema hoje é que a maioria querem ser aqueles que irão receber vida e não aqueles que pagarão o preço de morrer para que outros possam viver.


A história da igreja foi escrita através de homens e mulheres que pagaram o preço de suas vidas, para que hoje pudéssemos ouvir o Evangelho que possuímos, se não fosse assim, não o teríamos, nem teríamos a liberdade de comunicar o Evangelho com outros. Mas por que é que hoje nós fugimos tanto da morte? fazemos de tudo para que possamos viver. Temos medo da morte física e isso é até estranho, alguém que diz amar a Deus sobre todas as coisas ter medo de morrer. Dizemos viver segundo as escrituras, mas lutamos para ter vida nessa terra e que seja a melhor de todas, que possamos usufruir de tudo e do melhor que essa terra possa oferecer, mas esquecemos de texto como o de Marcos 8:34 e 35:

"E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
"


Tentamos fugir da morte e tentando fugir dela, somente ela encontraremos...

Deus tem falado tanto a respeito de que precisamos voltarmo-nos a Ele como filhos e o padrão de comparação dos filhos é Jesus. Romanos 8:29 diz que:

"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."

Somos predestinados a sermos filhos a imagem de Jesus, tornando Jesus nosso irmão mais velho em Deus. No mesmo texto de Romanos 8, no versículo 14, Paulo fala que para sermos filhos, não basta simplesmente crer que Jesus morreu por nós e assim somos salvos, para sermos filhos ele diz que precisamos ser guiados pelo Espírito de Deus e antes disso ainda, ele é extremamente radical e diz que aquele que não possui o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo (Romanos 8:9). Nós temos o direito de sermos filhos de Deus, mediante a cruz de Cristo, mas nos tornamos filhos de Deus mediante o Espírito de Cristo.

Nós devemos andar como Jesus andava, em santidade, em humildade, em amor, em obediência, etc. Em tudo devemos nos assemelhar a Ele e em tudo que fizermos devemos o glorificar.  Vemos texto onde Deus diz que devemos ser santos porque Ele é santo (Lv 11:44; 1Pe 1:15-16). Vemos Paulo dizendo que devemos ter em nos o mesmo sentimento que houve em Jesus, de não se ensoberbecer, mas antes se esvaziar, nos tornamos servos, se humilhar (Filipenses 2:5-11) nos é que devemos nos humilhar, Jesus fez isso por nós e assim devemos nós fazermos. Nesse mesmo texto Paulo fala que Deus deu a Jesus o nome que é sobre todo nome, que diante desse nome todo joelho se dobre e toda língua confesse que Ele é o Senhor. Muitas vezes pegamos a primeira parte desse texto onde diz que Ele se esvaziou e servo tornou, e o tratamos como se Ele ainda fosse o servo e queremos que Ele aja como tal para satisfazer os nosso desejos e nos dar tudo quanto queremos. Mas Deus o exaltou, o coroou com majestade e glória e o fez ser assentar no trono. Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. 

Tudo isso já é mais que suficiente para que a gente o buscasse de uma outra maneira. Já seria suficiente para que a gente agisse de outra maneira diante de Deus e dos homens. Mas quero ir mais além, há textos ecoando em minha mente.

Quando penso em ser como Jesus, que nos devemos ser como Jesus, além de ser santo que Ele deixa claro que devemos ser, humildes e obediente (Aquele que é guiado pelo Espírito Santo é obediente, temos que ouvir e obedecer, isso é ser guiado pelo Espírito santo, assim como Jesus que o que ouvia isso falava e o que via o Pai fazer, isso Ele fazia.) No que mais precisamos nos assemelharmos a Ele? 

O texto de Romanos 8, é um texto que a muitos anos tem mexido comigo. A anos Deus vem falando comigo em relação a voltarmos a ser filhos e a imagem de Jesus, quando olho para Jesus e vejo o texto de Isaías 53:3 que diz quer Jesus era: "experimentado nos sofrimentos" e Romanos 8:17 diz que: "Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória." ou seja para que participemos da glória nós devemos participar de seus sofrimentos. Isso é mais um ponto no qual devemos assemelhar a Jesus. Mas hoje queremos a glória sem passar pelo sofrimento.

São vários texto na Bíblia que nos fala a mesma coisa, nos mostra o mesmo caminho a seguir. O caminho de abrir mão de nossas vidas, para que outros possa conhecer a Cristo. Mas não pararei por aqui. Esse é um assunto que nos nossos dias tem sido deixado para trás, esquecido e só ouvimos sobre bençãos e vitórias, quando o tempo não é de "Paz, paz" como se tem sido pregado, mas sim de guerra. Jeremias 6:14 diz: "eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave. "Paz, paz", dizem, quando não a paz alguma." Não posso ser negligente com a ferida do povo, pois ela é grave e o tempo não é de paz. Caminhemos mais um pouco então.

Um ponto sobre a vida de Jesus que mexe comigo, afinal, por isso somos salvos, foi Ele ter dado a sua vida, por nós, Ele morreu porque nós pecamos contra Deus, nós merecíamos a morte, mas Ele nos amou e a si mesmo se deu por nós. Esse é mais um ponto no qual devemos nos assemelhar a Jesus. Assim como Jesus deu a sua vida por nós, assim devemos dar as nossas vidas pelos irmãos, por que nisso, será a prova que conhecemos o amor (1 João 3:16). Toda vez que leio esse texto, me salto aos olhos um detalhe, que me leva ver a perfeição da bíblia, o texto de João 3:16, diz que: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." e no texto de 1 João 3 :16 diz: "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos." Coincidência? No primeiro texto fala sobre qual o tamanho do amor de Deus por nós, tal é esse amor que Ele nos deu seu único filho e assim também o amor de Jesus, porque Ele mesmo se deu por nós. No segundo texto, João está falando sobre algo muito sério, ele está dizendo que nós devemos amar uns ao outros, como Cristo nos amou e a prova que conhecemos esse amor é que possamos nos dar, da mesma maneira que Ele se deu por nós, possamos nos dar, dar as nossas vidas pelos outros.

Somos chamados a viver da maneira que Jesus viveu, da maneira que os apóstolos entenderam que era preciso viver e a maneira é essa, sendo igual a Jesus em tudo, no amor, na santidade, na humildade, no sofrer, no se doar, pois tendo sido semelhantes a Ele em todas essas coisas, receberemos a herança que é destinada aos filhos, o Reino de Deus.

A seriedade dessas palavras é muito grande. O temor que me toma nessa hora é indescritível.
Somos chamados a sermos nessa terra a imagem e semelhança de Jesus, andar como Ele andava e fazer as coisas que Ele fazia. Romanos 8, no versículo 19 diz que: "Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus." Se temos dito ao vento que somos filhos, qual a diferença temos feito diante do clamor da criação pela manifestação dos filhos de Deus?

"Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos." 1 Pedro 2:21

"Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." 1 João 2:5-6

Esse dois últimos texto da palavra resumem bem tudo que se foi dito aqui. Que tenhamos consciência de temos responsabilidade no Reino e que não somos salvos somente para sermos salvos, mas somos salvos para Salvar.

Que possamos falar como paulo:

 "Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte."
 Filipenses 3:10

"Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro."
Filipenses 1:21

Senhor, que Teu Espírito Santo nos guie nesse morrer, para que o nosso viver venha ser verdadeiramente Cristo. Faço minhas as palavras de Paulo, "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Romanos 8:18). Em Ti eu tenho crido e sei que a a boa obra que em nós começastes, irás completa-la até o dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6)

Pai, cumpra em nós o Teu querer e que sobre nós venha o Teu Reino e em tudo, em nossas vidas, seja feita a Tua vontade!


Juarez I. S. Júnior ("GiBi")

Um comentário:

  1. Oie Jr.

    Achei seu blog \o/!
    Muito massa seu blog, que vc consigar impactar cada vez mais pessoas, para que elas decidam o caminho de seguir e ser servo para a edificação do Reino!
    Que Deus abençoe cada vez mais sua vida!

    Até mais

    Dani

    ResponderExcluir