09 fevereiro 2011

Quem é o homem que teme ao Senhor? [2]

Quando comecei a escrever essa série, o grito no meu coração e na minha alma, era uma tentativa de expressar o que tenho sentido nesses últimos tempos, um desespero em meu espírito, um coração desesperado por ver a face do meu Senhor e não por buscar a suas mãos. Mas me veio a pergunta a mente: O que tudo isso tem a ver com temer ao Senhor?


Primeiro, não venho tentar explicar o que é temor. Para você saber o significado da palavra temor, basta pegar um dicionário e vai saber. Também não é intenção minha te mostrar um monte de versículo na bíblia que nos fala sobre temer a Deus, que nos fala sobre as promessas que são destinadas aos que temem, primeiro porque você ouvir (ler) que você deve temer a Deus, não te levará a temer a Deus, segundo porque se eu citar as promessas que virão sobre os que temem, você não temerá, mas somente estará buscando as promessas.


Então, como essa série, pode ser um série que fala de temor a Deus, sem falar do temor a Deus? O que tenho tentando passar aqui nessa série e nesse blog, é um sentimento, um desejo que tem ardido no coração do Pai, e que assim, através do Espírito Santo, possamos compreender um pouco do que o Pai espera de nós como filhos. A questão está em sermos filhos a imagem de Jesus e sendo filhos a imagem de Jesus, seremos homens e mulheres que temem ao Senhor, não porque nos disseram que temos que temer ou porque receberemos algo em troca, mas por que Ele é Deus e todas as coisas são dEle, por Ele e para Ele, por isso o tememos e o amamos acima de todas coisas.


Precisamos voltar a verdade do Evangelho do Reino de Deus e parar com um evangelho onde nós somos o centro da pregação e Deus é um algo que criamos para que Ele satisfaça os nossos desejos. Amados se queremos um deus assim, devemos parar de ler a bíblia e ler revistinha do "Aladin", porque temos buscado um gênio da lâmpada mágica e não o Deus verdadeiro, queremos que Ele faça tudo quanto possa fazer para que vivamos bem nessa terra. "Deus não é hedonista, Deus não está preocupado com a nossa felicidade e sim com a nossa santidade." Ouvi essa frase em uma pregação do Ap, Luiz Herminio, e sabe, isso é verdade. Ele continuo dizendo essa frase assim: "Nem todo que está feliz é santo, mas todo que é santo, esse sim é feliz." (não está 100% literal o que escrevi com o que ele falou, nessa segunda parte da frase, mas o entendimento é exatamente esse.)


Temer a Deus. Como temeremos? Uma coisa sei, jamais temeremos ao Senhor da maneira que a bíblia descreve que devemos temer, sem o amar sobre todas as coisas. Há mas isso é impossível! Você pode pensar, mas se nós pensarmos assim, estaremos dizendo que esse mesmo Deus ao qual devemos temer, é mentiroso, pois foi Ele mesmo que nos ordenou tal mandamento. 


No post anterior, citei que, quando Deus começou a me tratar profundamente, Ele trouxe a luz o meu pecado e que quando isso aconteceu, pude ver a obra da cruz de uma maneira diferente. Bom, isso é vago, mas tente ler esse texto da bíblia, entendendo que somos pecadores, e que o nosso destino era o inferno (O de alguns ainda é...) Entenda que Deus é santo, justo, e os nossos pecados gera irá no nosso Deus. Peço que ore agora, antes de ler o texto que escreverei a seguir, peça a Deus que Ele abra seus olhos, para que possas ler esse texto da maneira chocante e atemorizante  que é, e oro para que o Espírito Santo fale ao coração de cada uma em nome de Jesus! Amém!


"Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens. Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão." Isaias 52:13-15


Isaías estava falando sobre Jesus e o que seguiria um dia, o que aconteceria a Jesus, o filho único do Deus vivo e começa falando sobre Ele, dizendo da prudência dEle, ou seja Ele não fez nada simplesmente por fazer, Ele sabia o que ia fazer e mais ainda o sacrifício na carne o deixou desfigurado, reconhecível e tudo isso trouxe exaltação a Ele e não a nós. o Texto diz que Ele seria exaltado através do que faria, por que é que nós tentamos o tempo todo ser exaltado pela obra que Jesus fez e não nós?


Isaías continua profetizando a cerca de Jesus e diz:


"Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores." Isaías 53


Eu não consigo ler esse texto e me engrandecer diante dele, me achando o bom e que por causa disso tudo eu posso entrar na presença do Meus Deus que deu seu filho a passar por todo isso e lher pedir algo que me satisfaça aqui na terra. O que Ele podia me dar para que eu seja feliz nessa terra Ele já me deu, Seu Filho... Ele me deu Seu Filhoooo... isso não nos é suficiente? O amor de Deus não é o suficiente?


Oh Deus, nos perdoaaa Pai, porque somos ingratos, nós não merecíamos a salvação, mas tu nos deste ela, deste seu Filho por nós e nos resgatou, mas somos miseráveis, não damos o valor a tudo quanto Jesus fez por nós e ainda abrimos nossas bocas para dizer frases que não demonstra nem um pouco a realidade do seu amor por nós. 


Além de dar o seu filho, queremos que Ele nos resolva todos nossos problemas, problemas tais, que muitas vezes são frutos de nossa desobediência a Ele, mas mesmo assim Ele tem que resolver, afinal Ele nos ama, ´justo é que Ele me de o que eu quero porque a bíblia diz que Ele me ama.


A perfeição da bíblia me deixa extasiado. Em João 3:16  Diz:


"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."


e ai em 1João 3:16 diz:


"Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos."


João 3:16 fala do amor de Deus por nós e em 1João 3:16 fala sobre o que implica em nós conhecermos o amor de Deus.


Temos conhecido o amor de Deus? 


Impossível alguém que diz amar a Deus, ler os texto acima transcritos e não se emocionar, e o coração não ficar abalado dentro do peito, num desespero, por reconhecer que tudo foi feito, sem que nós mereçamos algo. E que, porque foi feito, assim podemos nos achegar ao Pai como filhos e não como escravos e conhecer o amor dEle, e tendo conhecido o amor dEle, também nos dar da mesma maneira que Ele se deu por nós, para que outros também possam o conhecer.


Esses post's tem ficado longos, mas tenho escrito da maneira que me tem vindo, da maneira que tem mexido com o meu coração, que tem me levado a transformação de vida e não somente a escrever um belo poema, a minha intenção aqui e de realmente ser o mais pessoal possível, e tendo antes a palavra passado por mim, poder compartilhar com você. 


Mais uma vez oro, para que não seja apenas post's em mais um blog, mas que o Senhor possa se agradar do que aqui tenho escrito e se agradando, Ele use para falar ao coração de você, que o Espírito Santo ministre a cada um e nome de Jesus! Amém...


Por: Juarez I. S. Júnior


breve novo post da série

2 comentários:

  1. vergonha é o meu nome nessa hora...
    sem ar, não mereço nem respirar...
    continue meu amigo, seja pessoal, as pessoas querem algo pessoal, algo direto, chega de falar de uma forma lindamente poética, temos que colocar a boca no trombone...para que pelo menos uma pessoa se assuste e se envergonhe também...
    você é a pessoa mais louca que eu ja conheci em toda a minha vida, agora eu tenho com quem falar a respeito dessas loucuras que antes eu era sempre reprovada...obrigada amigo!

    ResponderExcluir
  2. Amém querida... Obrigado, por suas palavras... Que o Senhor possa estar a cada dia falando ao teu coração mais e mais... há... assim que der te mando o e-mail... rsrs... abraço irmã! Deus te abençoe...

    ResponderExcluir