15 abril 2011

O CARÁTER FORMADO PELO REINO - Por John Wimber

O CARÁTER FORMADO PELO REINO

Quais são as marcas de alguém que, satisfatoriamente, coopera com Cristo no processo de discipulado? Embora esta não seja uma lista completa, o que segue são indicadores do caráter
do Cristão maduro: 

1. Um Cristão maduro é um servo
Nada que ele faz é fruto de um desejo por benefícios egoístas, entendendo que a marca de um servo é que ele está sempre submisso à vontade de Deus. Ele não faz coisas para Deus. Antes, ele faz coisas, sob a vontade de Deus, e não espera nada como retorno por este serviço. Quando os indivíduos ficam frustrados (como certamente ficarão), o que é servo de Deus se ergue, volta-se para Deus, louva-O pela Sua graça e faz o pedido pelo próximo conjunto de “ordens”.

2. Um Cristão maduro lida com o seu pecado diante do Senhor
Como Paulo disse: “Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens”(At. 24:16). Arrependimento requer humildade diante de Deus e diante dos irmãos e irmãs,  sempre que tivermos praticado algo errado para com eles. É necessário também que saibamos como receber perdão quando Deus o estende à nós, o que resultará numa consciência limpa, uma auto-imagem apropriada e humildade. Por causa disso, um Cristão maduro é caracterizado por retidão (justiça) – um comportamento que evita até mesmo a aparência do que é prejudicial a outros.

3. Um Cristão maduro é sincero e aberto ao lidar com irmãos e irmãs
Ele é capaz de ser sincero com os outros, compartilhando o que Deus está fazendo em sua vida sem ter medo de admitir as suas falhas ou fraquezas.

4. Um Cristão maduro traz as suas dificuldades pessoais ao Senhor
Ao invés de fugir de situações dolorosas  ou  das  derrotas  e  fraquezas  pessoais, ele as enfrenta diretamente, trazendo-as diante de Deus e clamando por Seu socorro. Encarar
honestamente  estas  dificuldades permitirá, muitas vezes,  que elas venham a ser transformadas em vitórias. Em todos  os  casos Deus usará tais dificuldades para intensificar o desenvolvimento do Seu caráter.

5. Um Cristão maduro é generoso
Ele é generoso em relação ao seu tempo e dinheiro porque ele sabe que é um mordomo (administrador) e compreende que ele mesmo não possui nada, mas é responsável diante
de Deus pelos bens confiados a ele. Assim, ele é livre para compartilhar os seus recursos, não vivendo ansioso acerca da provisão pessoal porque ele sabe que Deus proverá.

6. Um Cristão maduro ensina aos outros a como viver uma vida de acordo com a vontade de Deus (piedosa)
Isso não quer dizer, de forma alguma, que ele tenha que ser um pastor ou um professor de Escola Dominical ou de um Seminário. Mas, a maneira como ele vive e a familiaridade
com a verdade das Escrituras convence os outros acerca do Evangelho. Ele está sempre preparado para falar sobre Jesus Cristo com outros, especialmente com os incrédulos
(perdidos).

7. Um Cristão maduro administra bem as suas áreas de responsabilidades
Se for pai, ele cuida satisfatoriamente de sua família. No trabalho, é alguém de confiança, honesto e trabalhador aplicado. Na igreja, sua palavra é firme, uma palavra na
qual todos confiam.

8. Um Cristão maduro sabe como obedecer
Isto, em princípio, parece algo bem simples e até óbvio. No entanto, esta é uma realidade rara de se observar entre os Cristãos atualmente, de maneira geral. Muitos que querem
obedecer a Deus não desejam receber direção de irmãos e irmãs a quem Deus tem colocado sobre eles. O Cristão maduro não pode se sentir ameaçado pela autoridade
estabelecida por Deus porque ele está submisso a Cristo e seguro debaixo de sua autoridade.

9. Um Cristão maduro sabe se relacionar bem com os irmãos e irmãs
Ele sabe como encorajar e corrigir, como reparar o erro cometido contra alguém, como construir relacionamentos que durarão. Ele é caracterizado pela lealdade aos irmãos e
irmãs, buscando sempre o bem estar destes. Sua língua está sob controle. Ele vigia a si mesmo cuidadosamente a fim de evitar calúnia, difamação e fofocas. Manter a unidade
do Corpo de Cristo é uma de suas maiores prioridades.

10. Um Cristão maduro desenvolve uma vida ajustada de disciplinas espirituais
Ele mantém uma vida de oração regular, conhece as Escrituras e é livre em sua adoração a Deus. Em suma, ele tem um relacionamento diário e aberto com o Pai através do qual submete todas as áreas da sua vida à Ele.

Um dos segredos, mais bem preservados da vida Cristã, é que é possível, com a ajuda de Deus, amadurecer antes de envelhecer. Então, vamos nos render e entregar as nossas vidas ao Grande Discipulador, e cooperar plenamente com Ele em Sua obra de nos moldar à imagem e
semelhança de Jesus.

Tradução: Celso Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário